Facebook Reactions: O que muda para as marcas?

O Facebook lançou essa semana, mundialmente, o Facebook Reactions ou Facebook Reações, traduzindo. São novas opções ao curtir, acompanhe comigo aqui embaixo o que muda para sua marca.

Finalmente! A alguns meses, se você acompanha as novidades da rede social do tio Mark Zuckerberg, foi divulgado que teríamos mais botões além do curtir, comentar e compartilhar.

Por algum tempo até se comentou que teríamos um botão Dislike, algo como um Não curtir.

Na última quarta-feira (24) foi anunciado que gradualmente os novos botões estariam sendo disponibilizados e na quinta-feira, no Brasil todos já estavam com essas novas opções.

Como utilizar o Facebook Reactions?

Se você está acessando através do PC é bem simples, basta parar o mouse, alguns segundos sobre a opção curtir e os divertidos balõeszinhos irão aparecer, depois clique na opção que você deseja.

Já no mobile, primeiro, atualize o seu aplicativo do Facebook na loja do seu sistema.

Depois, ao abrir o app, pressione por alguns segundos a opção curtir, depois deslize o dedo até a opção deseja. Neste caso, se quiser cancelar, arraste o dedo para baixo.

O que muda para as marcas?

Segundo a Camila Porto, autora do livro Facebook Marketing e grande guru no quesito Facebook no Brasil, a novidade vai trazer mais opções de engajamento para os fãs, e consequentemente mais informações e dados para serem analisadas pelas empresas para medir o desempenho dos conteúdos.

Ainda segundo ela, as marcas devem temer o emoji zangado, que representa um descontentamento. Com suas palavras: “Muitas reações assim podem ser ruins para a imagem da empresa”, e neste ponto eu discordo um pouco.

A reação zangada é realmente ruim?

Para as métricas do Facebook Insights, qualquer uma das reações escolhida tem o mesmo peso, e conta como engajamento para a sua marca.

Portanto, pense no seguinte caso:

Tivemos o horrível desastre ecológico com Mariana e cidades próximas. Em seguida, tivemos as reações devidas ao descaso da Samarco em dar suporte a população prejudicada.

Antigamente, uma pessoa que ficou irritada com algum post, que deixava claro o descaso da Samarco só tinha a opção curtir, o que era um pouco contraditório. Curtir algo ruim, ou que você não concorda?

Conclusão

A partir de agora, com as opções de Triste e Zangado, as pessoas tem mais formas de expressar a real sensação com uma postagem de sua página. E a sua página, seja com o Curtir, seja com o Zangado vai estar gerando engajamento com os fãs, e não é isso que estamos buscando todos os dias?

Se quiser testar os novos botões, aproveita e testa com a minha página e fique por dentro de mais Insights de Marketing Digital.

 

André Felizardo

Share
Published by
André Felizardo

Recent Posts

Blockchain & Cripto

Desvendando o Potencial da Blockchain e Criptomoedas através da Criptografia Em um mundo onde a…

3 semanas ago

Automatize o deploy de uma aplicação React com Github Actions e FTP

O deploy de uma aplicação React é uma etapa crucial para disponibilizar sua criação na…

10 meses ago

Github Satellite 2020 – Muitas novidades

Satellite 2020 foi a primeira conferência virtual do Github. O Github já tinha sido liberado…

4 anos ago

Web Components – Guia Geral

Neste guia veremos o que são web components, quando usar, sua estrutura e também um…

4 anos ago

Tipos de Frontend

A alguns anos atrás escrevi um texto sobre o que é o frontend, também palestrei…

4 anos ago

SVG – Guia definitivo

O que é SVG é a sigla para Scalable Vector Graphics que traduzindo seria gráficos…

4 anos ago