Aplicativos

Ionic 2 – Versão Final

Vou repetir as palavras do Max: Hoje, eu estou incrivelmente animado para anunciar o Ionic 2.

Depois de algumas releases candidates, hoje (25-01-17) foi anunciada a versão final do Ionic 2.

Com o lançamento da versão final do Angular 2 eu realmente estava ansioso por uma versão final do Ionic 2. Quando foi anunciado que a nova versão do Ionic utilizaria como padrão a nova versão do Angular, eu fiquei preocupado. Achei que TypeScript era um tiro no pé para ambos e Ionic é o meu xodó, é meu adesivo preferido do notebook e meu papel de parede do Windows.

Depois de fazer alguns labs, e até uns freelas com Ionic 2 (beta) e Angular 2 eu fiquei mais confiante e vi que foi uma decisão acertada da equipe do Ionic continuar usando Angular.

Vamos começar a destrinchar esse cara agora.

Novidades do Ionic 2

A versão 2.0.0 do framework é final, estável e de produção e com algumas novidades.

Componentes

Tem vários novos componentes, incluindo por exemplo 100% (sim, eu disse 100%) de suporte ao Material Design. Também tiveram várias melhorias em controles de formulário, sistema de navegação, menus e outros.

Ionic Native

Mudaram algumas coisas nas possibilidades em trabalhar com os plugins nativos de forma integrada com os recursos nativos, parecido com trabalhar com uma API comum.

Customização

O Ionic 2 tem três modos diferentes de customizar (isso até me confundiu um pouco nos meus primeiros labs, porque ainda estava pensando com o mindset do Ionic 1). Você consegue customizar como iOS, Material Design(vulgo Android) e Windows. Realmente fica mais previsível a forma de layout em cada uma das plataformas, melhorando a navegação. O app fica diferente pra cada plataforma, mesmo você desenvolvendo de um jeito só. Eu adorei isso.

Se precisar ainda dá pra customizar usando Sass ou colocando atributos (classes) no próprio componente.

Comentário: Talvez você tenha que convencer o designer a não ficar inventando customização fora do padrão do próprio sistema. A usabilidade normalmente ficará melhor sem muita marreta, e o usuário estará acostumado com aquele padrão visual.

Outra coisa legal é que estão sendo desenvolvidos temas prontos, que são montados a partir das variáveis Sass. Já tem um tema padrão Light, que é incluído em todo app que você cria, e está sendo desenvolvido um tema Dark (já prevejo sites especializados em disponibilizar temas prontos pra Ionic). [edição] Existe esse site de temas aqui, que o Phelippe Andrade colocou nos comentários, mas pensei em temas mais simples, que só trocam a cor.

Desempenho

O Ionic tinha alguma certa lentidão em rolar uma lista, com muitos itens. Agora não é mais utilizada a rolagem do JavaScript e com isso o Scroll Virtual está bem mais rápido, mesmo para rolar uma lista com muitos itens, usando menos recursos do dispositivo.

Outro fator importante é que o Angular 2 tem um desempenho bem melhor que a primeira versão, e portanto o Ionic 2 herdou vários ganhos de performance, como os repaints (que o React.js resolve de uma forma legal também).

Tratamento de Erros

Eles lançaram umas ferramentas – App Scripts – que ajudam a criar, testar e executar os apps.

Com isso, agora, quando você está desenvolvendo usando o comando ionic serve, os detalhes do erro são exibidos na janela do navegador, e isso poupa bastante tempo, porque você não tem mais necessidade de ficar voltando pro prompt pra tentar descobrir o que está errado.


Ionic Serve Lab

Esse, eu gostei pra caramba. Com o comando ionic serve –lab, você consegue visualizar como vai rodar em todas plataformas enquanto está desenvolvendo, e isso é ótimo. [edição] O Ionic Serve Lab já existia na versão 1, mas ele foi bastante melhorado.


Por onde começar?

Começa atualizando sua CLI com o comando npm install -g ionic, e dá uma olhadinha no novo Get started, que por sinal está irado!

E o futuro do Ionic?

O Max até fez uma piadinha, de que o futuro é o Ionic 3 né (será que é uma piada com o versionamento do Angular? kkkkkkk)

Eles estão focados em melhorar a cada dia o desempenho, ter uma simulação nativa do SDK ainda melhor, pra que seja possível desenvolver diretamente no navegador, o que tornará o desenvolvimento muito rápido.

Também estão focando mais em permitir que seja possível implantar o mesmo aplicativo, com exatamente o mesmo código nas três lojas de aplicativos (louco hein?!).

Recentemente lançaram o Ionic para Empresas, que dá ‘super-poderes’ pro Ionic View criando uma…loja de apps própria. Sem deixar de lado o Ionic Creator né, que é uma das ferramentas mais maneiras.

Inclusive, se você já ficou pensando em como eles estão mantendo a equipe e os custos, é a partir dos planos do Ionic Creator que eles estão conseguindo se manter financeiramente. E isso é uma boa notícia, porque garante uma continuação do framework.

Gostou?

Se ficar com dúvida, deixa aí nos comentários!

André Felizardo

View Comments

  • Excelente post sobre Ionic/Angular você realmente esta acompanhando a comunidade ativamente. Parabéns

  • Muito bacana, André!! Mas agora vem a pergunta... Você disse no post sobre o Angular 2 que quem não sacasse nada da primeira versão, poderia "pular" e cair direto para a segunda, com TypeScript. Como eu nunca mexi com Ionic, eu posso seguir essa mesma premissa e pular direto para o 2?

    • Exatamente @disqus_T6x1zDHGhh:disqus ! Se estudar Angular 2 antes e depois estudar Ionic 2 então, fica ainda melhor!
      Mas, eu se fosse começar a estudar hoje, entraria direto no Ionic 2/Angular 2.
      Valeu pelo comentário!

  • O Ionic Lab não era tão bonitinho, e nem emulava pra Windows.

    Mas eu não pensei em site de temas como os deles, pensei em um, que já vi de Bootstrap onde só muda as cores primárias do tema. Como se fosse uma versão do Material Design puxada pro verde, outra pro amarelo...entendeu?

    Que me parece, que é o que a equipe do Ionic quer fazer também, criando vários temas, que mudam apenas os valores das variáveis Sass.

    Obrigado pelo comentário!

  • Bom dia!
    Muito bom seu post, mas eu estou em duvida no seguinte: tem um passo a passo que devo seguir para atualizar meu app? eu ja uso ionic 2, mas percebi que mudaram algumas coisas, e agora quando tento atualizar, enche de erros :/
    Vc saberia de algum local que possa me ajudar? Obrigada, e parabéns pela iniciativa.

  • Olá André, parabéns pelo post!
    Uma dúvida: O ionic 2 funciona bem a partir de qual versão do Android?

    • Obrigado pelo comentário Beto Rades. Na época do lançamento, a equipe do Ionic informou que principalmente por motivo de emuladores, tanto a versão 1 quanto a 2 só dariam suporte a Android 4.1 ou superior.

      Valeu!

  • Fala meu caro, estou com uma dúvidas aqui no select do ionic 2, aparece os botões de ok e cancel mesmo sendo interface popover…

    Busca

    Descrição
    Código
    Referência

Share
Published by
André Felizardo

Recent Posts

Blockchain & Cripto

Desvendando o Potencial da Blockchain e Criptomoedas através da Criptografia Em um mundo onde a…

2 semanas ago

Automatize o deploy de uma aplicação React com Github Actions e FTP

O deploy de uma aplicação React é uma etapa crucial para disponibilizar sua criação na…

10 meses ago

Github Satellite 2020 – Muitas novidades

Satellite 2020 foi a primeira conferência virtual do Github. O Github já tinha sido liberado…

4 anos ago

Web Components – Guia Geral

Neste guia veremos o que são web components, quando usar, sua estrutura e também um…

4 anos ago

Tipos de Frontend

A alguns anos atrás escrevi um texto sobre o que é o frontend, também palestrei…

4 anos ago

SVG – Guia definitivo

O que é SVG é a sigla para Scalable Vector Graphics que traduzindo seria gráficos…

4 anos ago