Ionic Creator – Crie através de interface

Ionic Creator é uma ferramenta de prototipagem drag & drop para criar aplicativos excelentes com Ionic, tudo através de uma interface.

Já adiantando o assunto pra você, a melhor forma de reduzir tempo e consequentemente o custo para criar protótipos de aplicativos móveis híbridos totalmente funcionais é com o Ionic Creator.

Se você ainda não conhece o Ionic, comece por esse outro post aqui: Ionic Framework – Desenvolvendo Mobile Apps

Vamos então começar a mexer com o Ionic Creator, para isso acesse aqui o link.

Conta Ionic Creator

Clique na imagem para ampliar

Se você ainda não tem conta, clique em Get Started.

O processo de criação de conta é bastante simples, basta preencher nome de usuárionome completoe-mailsenha.

É bem simples de preencher, mas se você tiver dúvida, pode deixar nos comentários. Depois que você criar conta e fizer login, vamos criar um projeto.

O Ionic Creator tem vários planos. O plano gratuito é interessante e você consegue prototipar e depois exportar o que você fez, que já é funcional, que é o principal objetivo da ferramenta.

Se você tiver realmente uma necessidade de mais recursos, dá uma olhadinha nos valores e funcionalidades aqui abaixo de cada plano.

Clique na imagem para ampliar

Criando Novo Projeto

 

Prefere aprender em vídeo?

 

 

Depois de criar a conta e fazer login, vamos criar seu primeiro projeto. Da mesma forma de quando criamos o projeto através da linha de comando, a primeira coisa que precisamos fazer é dizer o nome do projeto e escolher um dos templates disponíveis.

Clique na imagem para ampliar

Como exemplo, escolha o modelo Side Menu + Tabs e coloque o nome do projeto de IMC Felizardo.

Área de Trabalho

Clique na imagem para ampliar

Gestão de Páginas

Nesta área conseguimos criar novas páginas para o projeto, ou duplicar uma já existente. Também conseguimos dizer qual será a página padrão do aplicativo.

Clique na imagem para ampliar

Componentes

O que realmente facilita a prototipagem e o desenvolvimento, é a biblioteca de componentes do Ionic Creator. Você, vai poder desenvolver o componente que você quiser, totalmente customizado, através de HTML, CSS e JS, porém, a plataforma já traz pronto para você uma lista com várias funcionalidades.

Clique na imagem para ampliar

Customizando App de IMC

Vamos mudar a tab de Camera para Cálculo de IMC. Essa tab já é a página padrão do nosso app, ou seja, quando o app é carregado, ela é a primeira a aparecer.

Na área de gestão das páginas, que vimos anteriormente, clique sobre o Tabs Controller. Depois clique sobre o ícone da câmera, depois clique no painel ao lado. Em Title coloque Cálculo de IMC. Na opção Icon vamos utilizar um ícone de calculadora. Escolha o ícone que você achar mais legal e adequado pro nosso atual esquema de cores. Caso você quisesse, poderia colocar uma classe nesse botão, para poder acessá-lo depois, via CSS ou JavaScript.

Clique na imagem para ampliar

Se você clicar na primeira página – Camera Tab Default Page – vai perceber que nós mudamos apenas o ícone e o texto no controle das tabs. Vamos então nessa página e vamos customizá-la.

Troque o nome da página também para Cálculo de IMC.

Clique na imagem para ampliar

Miscellaneous

Na área de Miscellaneous, você consegue configurar algumas questões visuais da página que está sendo editada. Por padrão as opções de PaddingScrolling Header Margin já vem marcadas, e pra ficar bonitinho, eu aconselho você a manter. Se você conhece um pouco de CSS/inglês pode imaginar o que cada opção faz.

Heading

Vamos adicionar um título a página de cálculo de IMC, utilizando o componente Heading. Clique nele e arraste até dentro do celular, no centro da página.

Altere o texto para IMC Felizardo, a cor para #005BFF e o alinhamento para centralizado.

Clique na imagem para ampliar

Input

Agora vamos inserir dois inputs, um para digitar a altura, em centímetros e outro para digitar o peso, em kilos.

No campo de altura coloque a propriedade Title como Altura. A propriedade Type como Number, para que assim o usuário só consiga digitar números nesse input. A propriedade Placeholder preencha com centímetros, para que o usuário consiga entender como deve preencher o campo. A propriedade Name tem a função de colocar um nome, para que depois possamos recuperar o valor que foi digitado no campo com mais facilidade, para o nosso exemplo, digite altura. Por último, o Label Style é a forma como o rótulo do campo será exibido, escolha a opção Stacked.

Clique na imagem para ampliar

Faça a mesma coisa para o campo peso, se tiver dúvidas clique na imagem abaixo para ver como eu fiz.

Clique na imagem para ampliar

Button

Pra finalizar essa tela, precisamos ter um botão pra calcular o IMC, então vamos inserir um componente do tipo Button com o texto Calcular.

A propriedade Type nós não vamos alterar no momento, mas se quiséssemos colocar um link para outra página do nosso app, página externa, e-mail ou telefone, poderíamos usá-lo. Na propriedade Text, coloque Calcular. Na propriedade Size, que é o tamanho do texto, coloque 22px. Na propriedade Theme coloque Balanced, para o botão chamar a atenção do usuário. Por último Icon, vamos colocar um ícone que dê a visualização pro usuário de validação. Depois de inserir o ícone, troque a posição em que ele aparece no botão, logo abaixo.

Clique na imagem para ampliar

Como exercício para você pegar o jeito do Ionic Creator, exclua uma das outras duas abas, e a que restar transforme em uma aba sobre o desenvolvedor, VOCÊ!

Também, crie uma página para ser acessada através do menu, que explique o IMC e sua tabela. Mãos à obra!

Pra você dar uma olhada como o meu ficou, basta clicar aqui.

Veja aqui como exportar esse projeto pra sua máquina, para poder editá-lo, e como gerar o apk, o arquivo de instalação de apps do Android!

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários ou falar comigo na minha página no Facebook!

André Felizardo

View Comments

Share
Published by
André Felizardo

Recent Posts

Blockchain & Cripto

Desvendando o Potencial da Blockchain e Criptomoedas através da Criptografia Em um mundo onde a…

2 semanas ago

Automatize o deploy de uma aplicação React com Github Actions e FTP

O deploy de uma aplicação React é uma etapa crucial para disponibilizar sua criação na…

10 meses ago

Github Satellite 2020 – Muitas novidades

Satellite 2020 foi a primeira conferência virtual do Github. O Github já tinha sido liberado…

4 anos ago

Web Components – Guia Geral

Neste guia veremos o que são web components, quando usar, sua estrutura e também um…

4 anos ago

Tipos de Frontend

A alguns anos atrás escrevi um texto sobre o que é o frontend, também palestrei…

4 anos ago

SVG – Guia definitivo

O que é SVG é a sigla para Scalable Vector Graphics que traduzindo seria gráficos…

4 anos ago